E-book: A Espiral e o Caracol - 2010 - Giovani Pasini - R$ 10,00

900 obras vendidas

LIVRO EM EBOOK - PDF

PASINI, Carlos Giovani Delevati Pasini. A Espiral e o Caracol. Santiago: Editora da Casa do Poeta, 2010. 215p.

Livro que trata de valores morais como a vida, a morte e Deus. 225 p.


Sobre o autor e sua obra - MÁRCIO BRASIL (Escritor e Jornalista) escreve:

Lembro bem quando conheci o Giovani, em 05 de dezembro de 2008. Ele veio falar comigo sobre a criação da Casa do Poeta de Santiago. A princípio, não acreditava nessa ideia, pois achava que não daria certo, mas, aos poucos, fui percebendo que suas intenções eram as melhores. E ele estava disposto a fazer prosperar, não desanimando nem quando as reuniões atraiam um pingo de gente. Pasini agia sempre como um motivador, não se importando se estavam lá três, quatro ou vinte pessoas. Ele me cativou e hoje é um bom amigo por quem tenho grande admiração.

Pasini me pegou de surpresa com o convite para fazer a apresentação deste livro. Afinal, tínhamos poucos meses de convivência. Aceitei a tarefa com muita honra, pois, para um escritor, oferecer a alguém os originais de sua obra é como convidá-lo a batizar um filho. "A Espiral e o Caracol" será para Pasini um daqueles filhos que orgulham qualquer pai.

Este livro é o resultado de uma busca incessante de seu autor que percorreu pelos caminhos da filosofia, do misticismo, do esoterismo, da religião e da Ciência. Pasini revela o que aprendeu com o pensamento de Nietzsche, Freud, Einstein, Richard Dawkins e outros tantos filósofos, cientistas e escritores na mesma intensidade (comparando e somando) com aquilo que aprendeu com o seu pai Acir José Pasini e o seu Dirceu Amarante, avô de sua esposa, Karla.

A espiral é um importante símbolo, que representa o cosmos e o processo evolutivo da vida. Os antigos egípcios usavam a espiral para representar a relação entre a unidade e a coletividade, sendo uma força que nos une dentro do mesmo círculo: homens, animais e planetas. É como algo eterno, mas também veloz. Um processo infinito. Já o caracol é aquele pequeno molusco que se locomove através de uma trilha viscosa. O desenho da concha do caracol é a de um espiral. Ou seja, é como se carregasse o universo nas costas. Assim somos nós, interligados às espirais da vida. Pequenas partículas que somos compondo nosso próprio cosmos.

Nesta obra, o autor propõe um mergulho introspectivo. Ele próprio, no decorrer de cada capítulo, vai adentrando numa jornada rumo às suas memórias, pontuando suas experiências alegres e tristes.

O dito popular costuma sentenciar que não há maior escola do que a vida. Porém, para aprender com ela é preciso estar atento às lições do cotidiano. Essa escola não oferece recreio, sendo necessário estar sempre atento ao que nos aplica a todo instante.

Um dos grandes feitos deste livro é o poder de nos acender- e ascender- a chama da inquietação, mergulhar em nossas próprias dúvidas e buscar respostas para elas, não se contentando com aquilo que a sociedade nos diz, através de suas instituições e subjeções.

O autor faz diversos questionamentos e instiga o seu leitor a fazer o mesmo. Porém, de forma inteligente (e isso é louvável), não se atreve a sentenciar uma verdade absoluta, evitando cair na mesma armadilha que muitos eruditos caíram.

Pasini atua como um provocador batendo à porta de nossas dúvidas e convidando-nos para o despertar da curiosidade, capaz de nos levar a descobrir que a vida não se limita somente a estudar, trabalhar, casar, procriar e morrer. Mas também compreender.

Para Caio Fernando Abreu "a literatura é boa quando alguma coisa dela se aplica na vida do leitor para torná-la um pouco melhor". Por isso, tenho a satisfação de dizer que "A Espiral e o Caracol", de Giovani Pasini é um livro atraente e surpreendente. Mais do que isso, ele é essencial.


Compre agora!
Postagem Anterior Próxima Postagem